Como instalar o PHP 8.0 no mac?

Como instalar o PHP 8.0 no mac?

Meus primeiros passos com PHP

No último mês eu optei por me dedicar a aprender a programar em PHP e tem sido uma experiência incrível! Eu fui super bem recebido pela comunidade e a cada dia tenho conhecido pessoas maravilhosas, sempre dispostas a ajudar. Sendo assim, eu também quero retribuir de alguma forma, mesmo que seja apenas uma pequena contribuição. Seguindo as recomendações do PHP: The Right Way é interessante começar a desenvolver utilizando a versão 8.0 do PHP, como utilizo MacOs vou demonstrar como fiz a instalação:

1) O primeiro passo é instalar o gerenciador de pacotes homebrew : Para fazer isso, basta abrir o terminal e colar o seguinte código:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)". Para verificar se a instalação ocorreu corretamente basta digitar o comando brew help. A saída deste comando deve ser semelhante a da imagem:

Screen Shot 2021-08-03 at 18.58.18.png

2) O próximo passo é instalar o PHP. O MacOs já vem com uma versão do PHP instalada (No meu caso a 7.3.11). Você pode descobrir a versão que está usando através do comando php -v . Vamos instalar o PHP 8.0 utilizando o homebrew e para fazer isso, temos que adicionar um novo repositório ao homebrew com a versão atualizada do PHP. Inicialmente executamos o comando: brew tap shivammathur/php para adicionar o repositório e então: brew install shivammathur/php/php@8.0 para instalar o PHP 8.0.

3) Ao executarmos novamente o comando php -v observamos que o retorno ainda é o da versão mais antiga do PHP (7.3.11). Para utilizar a nova versão do PHP que acabamos de instalar devemos executar o seguinte comando: brew link --overwrite --force php@8.0. Após isso fechamos o terminal, abrimos novamente e ao executar php -v podemos verificar que a versão do PHP foi atualizada ( 8.0.8).

4) Divirta-se! PHP tem uma baixa curva de aprendizado e uma comunidade atuante, cada etapa do aprendizado vai ser enriquecedora, posso prometer isso!